quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Laelia lobata tipo

 
Esta lobata é uma das plantas que eu admirava antes de começar a colecionar, minha mãe sempre cuidou muito bem dela, porém, dificilmente florecia. Ela ficava a meia sombra. Em 2007 passeando em São Paulo, fiquei pasma com uma touceira carregada de flores. O que me chamou atenção, é que ela estava em sol pleno. Logo a coloquei em pleno sol também, com medo, mas coloquei. E o resultado é o da foto acima. Quinzenalmente rego com 5 gotas de iodo em 1 litro de água mais a adubação folear, esta última fica por conta de minha mãe.
É uma espécie rupícula e epífita com bulbos de uma só folha de cor verde claro. Flores grandes de 15 cm de diâmetro de cor résea com labelo mais escuro, púrpura-róseo encrespado. Suas principais variedades são a alba e a rósea Jenny. Seu habitat é o morro da Urca e o costão do Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro. Geralmente floresce em Dezembro, mas a minha está florida agora.

4 comentários:

  1. Oi, Fabiana! Que lindas fotos. Estou tentando criar meu blog, mas tá complicado. Pode dar dicas que eu aceito. bjs.

    ResponderExcluir
  2. Por que ou para que vc usa iodo nas lobatas?
    Fiquei curioso com o procedimento
    http://perfildaplanta.blogspot.com/2010/05/muro.html

    ResponderExcluir
  3. É uma tentativa de imitar o seu habitat natural sendo ele o morro da Urca na cidade do Rio de Janeiro. Lá, as lobatas recebem a brisa com respingos da agua do mar que contém iodo. Portanto, as lobatas que não habitam a faixa litorânea precisam de uma borrifada de iodo para florir.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, eu também adoro as Laelia lobata!

    ResponderExcluir