domingo, 11 de julho de 2010

Folhas Amarelando

Por um descuido e falta de tempo passei vários meses sem adubar minhas plantas. Que desespero, percebi que as folhas da parte traseira principalmente das purpuratas estão amarelando e caindo. A princício achei que poderia ser vírus, bactéria, algo do tipo...mas, conversando com colegas orquidófilos e uma breve pesquisa descobri que esse sintoma veio da falta de adubação. Existem alguns nutrientes ditos móveis, um deles é o Nitrogênio (N) e esse quando está em deficiência, afeta principalmente a parte mais antiga da planta, no caso a parte traseira das orquídeas pois, em geral há uma transferência desse nutriente da traseira para a dianteira e isso explica o amarelado das folhas traseiras.
Abaixo deixo uma breve explicação da funçaõ do Nitrogênio retirado do site Flora Brasileira - Pró Orquídeas por Arlindo A. Filho.
Nitrogênio: dá cor verde as plantas; promove o crescimento rápido; aumenta a folhagem e a suculência das plantas. Em excesso pode prolongar o crescimento rápido, dificultar o florescimento e maturação, predispor as plantas ao ataque de doenças (quando fornecido de modo desiquilibrado em relação a outros nutrientes).

2 comentários:

  1. Além do nitrogênio a falta de cálcio produz este tipo de amarelamento nas folhas traseiras, uma boa dica é triturar casca de ovo no liquificador e colocar uma colherzinha de café sobre o substrato.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bill, obrigada pela dica. Começarei guardar as cascas de ovos.
    Abraços!

    ResponderExcluir